domingo, 22 de junho de 2008

Vaca Loira.....

Tipo asssimmmmmmmmmmmm.......
começou como brincadeira.......continuou como um nick name.......e terminou como um estilo de vida.....

o estilo vaKa Loira.....meo....e não é que existe o tal "espécime"....e ainda por cima voa....e claro...tinha que viver lá em Portugal......

Vaca-loira

Lucanus cervus

atentem nas asas papel-de-seda amarela escondidas na ponta do corpo

É na verdade um escaravelhão de todo o tamanho com uma tal tenaz na fuça (deduzo que seja um nariz) que mais faz lembrar um verdadeiro par de cornos. Em Portugal é chamado de Vaca-Loira.

Noutros países da Europa lembraram-se de Veado Escaravelho (Stag beetle) Veado Voador (Cerf-volant ou Ciervo Volante), Touro, ou Veado, dos Carvalhos (na Escandinávia), e como alternativa Galega um melodioso Escornaboi....(tipo assim.....é daí que surge a vaca??? do boi?? ou vice versa???)

Os portugueses, trocaram o nome de veado pela vaca ...tipo assim.....?????? tudo a ver????

Mas porque "ó raios" chamar de Loira a este escaravelho-vaca é que ainda não consegui entender.

Talvez porque a Vaca-Loira tenha um ciclo de vida especialmente desproporcionado e longo.

O Lucanus cervus está incluído no anexo II da Directiva “Habitats” que agrupa o que foi considerado “ameaçado no território da União Europeia”. Ah já sei...talvez porque as Loiras verdadeiras estejam em extinção????

Quer saber + clique neste link......: ICN,Young People's Trust for the Environment, : descobrirão que ele tem alma portuguesa! com destaque merecido para a criativa demonstração do ciclo de vida do Lucanus cervus... ou simplesmente o "boi veado que na verdade gosta mesmo é de ser chamado de vaca-loira......"
NUOOOOOOOOOOOOSSSAAA.....ESSE POST MUDOU MINHA VIDA!!!


Nenhum comentário: