sábado, 6 de dezembro de 2008

PÉROLAS DO ENEM 2008 - PARADOXOS -

O meu blog tem como característica principal, rir com meus amigos, do tal estereotipo da "loira burra". Claro que é uma brincadeira comigo e com todas as loiras e loiros que conheço.
Na verdade, sou uma educadora, e todos que me conhecem sabem (penso eu que pensem assim...) que eu alivio essa coisa de "ter que ser" extremamente inteligente, intelectual 24 horas por dia....(nessas horas...eu penso com a Raíz...como diz Inechi....) mas tenho momentos sérios aqui, reflexões......e este email que acabei de ler...sobre o ENEM...a principio achei muito engraçado....pois é inevitável deixarmos de rir, mas depois.....(claro que levei alguns minutos para pensar....) conclui que estamos rindo de nossa própria sorte....estamos rindo do que deixamos de fazer....nosso papel enquanto educadores...formadores....formadores sim...de futuros cidadãos...futuros médicos...futuros engenheiros....e futuros ....educadores??

O senso comum, nos faz acreditar, que estamos isentos da responsabilidade sobre as chamadas "pérolas do enem"...mas impossível deixar de pensar...onde estamos errando...e o tamanho do erro que estamos cometendo com essas crianças???

Vivemos universos paralelos, realidades sociais e culturais complexas e como duas retas paralelas, nunca irão se encontrar. É como uma grande MATRIX(apenas fazendo uma analogia com o filme)...de um lado crianças com acesso a todo tipo de informação, com orientações de como transformar essa informação em conhecimento, melhores escolas, professores (não diria melhores) apenas mais preparados, mais comprometidos, melhores remunerados...... e paradoxalmente...crianças sem acesso até mesmo geográfico... que percorrem distâncias incalculáveis para ter acesso local a uma escola...muitas vezes....buscam alí..apenas a refeição do dia....porque naquele momento...é apenas isso que importa...essa é a sua realidade.

E esta situação é a mesma para os educadores, falhas na formação deste professor, e a maneira como atua, recebe informações e interage com os alunos, reflete em resultados alarmantes como estes. Na verdade, as frases, mesmo que escritas toscamente, demonstram uma sensibilidade, potenciais escondidos em frases mal formuladas, falta de organização de pensamentos que estão alí, escondidos em uma piada de mal gosto.

Estamos rindo, de nossos próprios erros, é como o Coringa do Batman Dark...instalar o caos no presente...para colher resultados desastrosos no futuro...ou será que seremos perpetuados? Em algum momento de nossas vidas, essas ações não trarão reações?

Até este momento, achava que tudo era uma grande piada, inventada por caras engraçados....mas acho que os grandes escritores de crônicas também estão em falta.
Depois de ver, que tudo isso foi publicado por pessoas "sérias"....penso que trata-se de uma grande "tragédia grega".



http://www.amazonia.org.br/opiniao/artigos.cfm
Amazonologia
Por Eduardo Almeida Reis em 15/11/2008 - Fonte: Correio Braziliense

O artigo:
São comuns na internet plágios, contrafações, textos atribuídos a fulano ou beltrano, quando são de sicrano ou invenção que internautas que preferem ficar anônimos. Coisa feia, esse negócio de anonimato. Coisa feia, também, a transcrição apressada de um texto, atribuindo a terceiros aquilo que escreveram de outra forma, em outro contexto.

O que acho admirável nas pérolas pescadas pelos professores no Enem é que são autênticas. É inimaginável que alguém, mesmo com o propósito de fazer graça, possa inventar aquilo. Quem é o pensador mais engraçado, mais experiente, mais culto do Brasil? Voto em Millôr Fernandes , escritor, teatrólogo, humorista, desenhista, causeur, tradutor de Shakespeare, autor de frases antológicas - profissional completo.

Pois muito bem: se pedissem ao genial Millôr que se trancasse no escritório durante um ano para produzir as pérolas transcritas abaixo, sou capaz de apostar que ele não conseguiria. Recuso-me a incluir as frases no gênero besteirol, que é coisa séria, seriíssima, pressupondo autor com humor e saber; senso de humor e ilustração do público-alvo. Vamos às pérolas.

1) "O problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias ONGs já se estalaram na floresta". 2) "A amazônia é explorada de forma piedosa". 3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta". 4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu". 5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta". 6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação". 7) "Espero que o desmatamento seja instinto". 8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo". 9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta".10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis". 11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas". 12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna". 13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza". 14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica". 15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável". 16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias". 17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia". 18) "Paremos e reflitemos". 19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas".20) "Retirada claudestina de árvores". 21) "Temos que criar leis legais contra isso". 22) "A camada de ozonel". 23) "A amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor". 24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração". 25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável". 26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação". 27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises". 28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes". 29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório". 30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando". 31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." 32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem". 33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis". 34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia". 35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" 36) "A fiscalisação tem que ser preservativa". 37) "Não podem explorar a Amazônia de maneira tão devassaladora".

Copyright © 2001 Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. - Todos os direitos reservados.


TÁ BOM....ACABOU O MOMENTO INTELECTUAL...POR FAVOR...AGORA RIAM MUITO....PORQUE CARA...SINCERAMENTE..EU NÃO PAREI DE RIR COM ALGUMAS FRASES...

Nenhum comentário: