quinta-feira, 20 de março de 2008

FORMATURA

Podem não acreditar...mas....

eu queria tanto fazer o pré-primário, aprendi a ler sozinha (com a cartilha caminho suave e os gibis do Walt Disney) antes de completar cinco anos, desenhava pacas, e sabia tabuada...claro que isso era notavel ....e ....sonhava em ir para a escola...

meus vizinhos de bairro..frequentavam uma escolinha chamada Fazendinha...e eu ficava olhando na grade de casa, eles irem para a escola, com aquele vestidinho xadrez...e a lancheira do lado...e um sapiquá atravessado...

não pude ir, porque era pobre...e para fazer o pré-primário, precisava comprar muito material, e portanto....não era possível...

ai...teve formatura, e uma vizinha (que até hoje se acha ...) ficava se esnobando com seu certificado de formatura...

ai......nasci em Julho...naquele tempo (em far far way) quem nascia em Julho só poderia entrar na escola no próximo ano..mas minha mãe foi lá, e falou que eu já sabia ler, sabia tabuada, desenhava e a diretora..uma alma generosa, me deixou ficar...sob observação....

eu acabei me destacando....tirando notas super altas.....e fui ficando....ficando...e me tornei uma aluna excepcional....

mas....na quarta série, me tiraram da escola que eu mais gostava e me colocaram em uma que tive que frequentar até a oitava série..não tive formatura na quarta, porque essa escola...por sinal até hoje é podre....não fazia formatura de quarta série...
mas a galera fez uma festinha..da qual não pude participar, porque não tinha grana..

ai......... veio a oitava.....e resolveram fazer alguma coisa lá na escola mesmo.....que tosco que foi aquilo....na época todos usavam uns vestidos longos...e eu não tinha como fazer um....

ai ..........comecei a trabalhar...com 14 anos, e estudar a noite...e namorar um cara...que não me deixou participar da formatura....porque era ...tipo assim......sei lá....doente...tipo aquela doença da posse...da propriedade privada...bem...esse foi o primeiro noivo...depois vieram outros e com eles outras formaturas....??

ai................comecei a virar workaholic.....e só pensava em trabalho e festas....muitas baladas....etc.....e putz...nem pensar em pagar formatura...missa...roupa....viajem...becas....meu ....eu pensava....QUÉ ISSO....QUE TOSCO...e assim foi....uma.....duas....e nada de participar de formaturas...

depois veio Gio...e acalmei...e me achava velha demais para formaturas...

ai......................fui pega de surpresa.....tipo dia 01 de Março, me ligaram para ir colar grau da ultima faculdade de minha vida....e lá fui eu....cabelo bagunçado como sempre, tênis preto com cadarço pink...e claro....blusa preta...totalmente EMO....colar o tal grau....

pensei...vou lá sabadão....dia 08 de março....assino o tal papel...e volto....

claro que me perdi...não achava o tal lugar...cara...levei dois anos para tentar aprender o caminho da facur...e ai eles mudam a tal colação para o CPP. Só podia dar nisso...mas não é que depois de ter perguntado muiiiiiiiiiiitttoooo...encontrei uma galera perdida que acabou se achando graças a mim!!!

Incrivel....mas aconteceu....





cara ...tipo assim.....cheguei lá ....todo mundo maior chique....cabelo chapinha, maquiagem as oito da manhã...flores....cortina do tempo do Mozart....meio assim...Orgulho e Preconceito...O vento levou....me senti a própria Scarlet... tudo de bom....e eu lá.....a Emilia de sempre...

legal...a beca combinou com o tenis...e era preta...e eu fiquei loira e linda como sempre....

meo....foi tudo lindo....emocionante....chorei muito....ri muito....fiquei muito feliz....e quando cantaram Pai Herói..foi que me dei conta....que minha família...inteira estava alí.....na imagem de minha única filha única.....

e lembrei de um trecho de uma musica do Renato Russo.....meu filho sempre esperará por mim.....

Claro que não poderia ser diferente....eu sempre fui disponível para todos...mas nunca ninguém está disponível para mim....todos tinham compromissos marcado....seus próprios compromissos....talvez mais importantes....na verdade nem chequei....nem me preocupei em convidar....e meus amigos "os de sempre" achariam que eu só poderia estar brincando em convidar eles para mais uma formatura....afinal...SOU A ETERNA ESTUDANTE ....aquele que está sempre estudando e indo de nenhum lugar para lugar nenhum.....claro que isso na concepção de quem não precisa trabalhar para viver pelo outro....e o outro estava lá....sozinha...em um cantinho...na dela como sempre....me olhando...meio que dormindo de tédio...mas estava lá....

lembrei de uma semana antes....sozinha no hospital...apavorada...pois morro de medo de agulha....

e apenas ela ligando em meu celular....apenas ela querendo saber...

e eu...para não chatear ela...dizendo não é nada cara....desencana...mas ela cuidou de mim....

lembrei dela...eu dirigindo para a tal formatura....com 4 pontos nas costas...e ela alí...o tempo todo preocupada....

lembrei dele......meu pai herói....um herói meio "Chico Bento".....mas como ele se orgulhava de mim....mesmo em minhas inúmeras cagadas...eu era o seu "raspinho de taxo"...a única loira....a única com olhos claros.....sempre tive certeza de que ele realmente gostava de mim....era o único....que jamais deixaria de estar ali...do lado de Gio.

não tem como não dizer....que ela jamais deixará de esperar por mim.....assim como ele me esperava do trabalho nas madrugadas, recebia meus amigos com café, festas, e recebeu minha filha como um presente.......

era único...assim como minha filha....e talvez essa tenha sido a melhor formatura de minha vida....talvez a única que realmente importou....pois me encontrei na educação...me sinto feliz em estar contribuindo para algo....mesmo que não ganhe grana....mesmo que não tenha status........um paradoxo...

interseccion.....one choice...uma renuncia!!!

Eu renunciei ha muita coisa...mas a escolha....foi GIOVANNA!!! e graças a esta escolha...pude me encontrar....como mãe.....como pessoa....como mulher....e principalmente ...como ser humano...se não fosse Gio, jamais estaria fazendo o que gosto, estaria enfiada em minha mediocridade, em meus saltos altos, em minhas roupas executivas......mas sem a felicidade de encontra-la todos os dias de nossa vida...enquanto vivermos.




para o pessoal da faculdade:
http://memoriasdeumaloira.blogspot.com/2007/12/para-os-amigos-da-pedagogiamuitas.html

Para minha filha, minha amiga, minha companheira....meu amor...Giovanna....

Nenhum comentário: