quarta-feira, 23 de julho de 2008

Batman: The Dark Knight - "Why So Serious?!"

Eu diria - de uma maneira pessoal - que este filme não é apenas mais um batman...apenas mais um coringa....apenas mais um duas faces........Batman mergulha fundo no lado caótico da sociedade

Cartas na mesa.....que venha o jogo!!!

O filme, traz doses generosas de reflexão sobre um mundo mergulhado em hipocrisia cotidiana e fantasias de moralidade.

É um espetáculo sobre a dualidade. Da lei, da loucura, da ética e do caos, uma alegoria da modernidade, um olhar sobre aquilo que organiza a sociedade ou o que a leva à ruína, em termos simples e caricatos, depois caminhando para um longo clímax, onde quem sai transformado não são os personagens, mas também o espectador (na melhor das hipóteses).

Quase sem exceção, todos os personagens do filme são idealistas. Todos têm convicções claras do que é melhor para o mundo, do mais conservador ao mais radical. Mas, o Coringa não quer algo tão indigno como dinheiro. Nas suas palavras, ele é um agente do caos. Pura e insanamente. Um símbolo do bizarro, do assustador, do absurdo (assim como o crime para maioria de nós). Sua intenção é subverter a ordem numa piada.

Para enfrentá-lo, Batman...o Cavaleiro das Trevas, mais do que um título dramático, é a definição perfeita de sua função. Ele vai aonde ninguém pode ir, além dos limites da lei e da sensatez.

Duas-Caras, sedento de vingança, é a obra-prima do Coringa, convicto de que a única diferença entre um criminoso e uma pessoa comum é um dia realmente ruim.


Mas Batman não é um herói, no filme, ele é, sim, um mal necessário, um agente da ordem sobre o caos pagando pessoalmente o preço de sua função. Necessariamente anônimo, é uma válvula de escape, o peso da consciência de uma cidade, a ser encarada ou ignorada, mas vigorosamente vigilante.

É nesse tipo de sutileza que se esconde o valor de Batman, Nada de meio termo. A idéia é incomodar. Assim como seus personagens, Cavaleiro das Trevas está marcado sobre o estigma da dualidade: ataca fundo nossas ilusões de benevolência, mas, para tanto, nivela por baixo. A mensagem está lá para quem quiser ver. Mas há de se ter coragem de encarar.

Abandone suas ilusões. Certo e errado, politicamente correto, esperança, garantias.

Nenhum comentário: